domingo, 7 de agosto de 2011

Reportagem: Temporalidades táteis

Extraído de: Prefeitura Municipal de Itajaí  - 04 de Agosto de 2011

Exposição "Temporalidades Táteis" abre sexta-feira

Compartilhe
Nesta sexta-feira (05), às 19h, a Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí abre a exposição Temporalidades Táteis, da ceramista gaúcha, Ilca Barcelos. A Mostra conta com 40 peças em cerâmica, que mesclam biologia e arte.
A temática dos trabalhos apresentados se deve à formação da artista. Professora aposentada de biologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ilca se dedica a cerâmica há cinco anos. Desde então, já participou de salões e bienais nacionais e internacionais, além de exposições individuais e coletivas.
De acordo com Ilca, a exposição Temporalidades Táteis trata da vida vista a partir do seu primeiro sopro. "A temática que perpassa no conjunto do meu trabalho é a pulsação da vida, do mundo biológico. Busco, portanto, a inspiração em estruturas vitais ligadas ao germinar da vida, ao brotar. São estruturas aparentemente frágeis e tênues, mas que condensam em si a capacidade do devir, do tornar-se algo, do modificar-se", relata.
E assim são os seus trabalhos, uma expressão da própria vida, que se manifesta com a criação de seres híbridos que transitam entre o real e o imaginário. "Todas as placas expostas na Galeria têm uma nomenclatura científica, com gênero e espécie. É uma nomenclatura fictícia que representa a ciência através do lúdico", relata.
A exposição permanecerá aberta até o dia 31 de agosto. O horário de visitação será de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí está localizada na Rua Lauro Müller, nº 53, Centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário