sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Os jardins do Palácio Cruz e Sousa, onde a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) administra o Museu Histórico de Santa Catarina, recebem, a partir desta sexta-feira (9), a exposição Squatting, de Ilca Barcellos. A mostra traz peças em cerâmica que se integram à natureza do jardim, criando uma sutil simbiose entre os elementos.
Com a mostra Squatting, que segue aberta à visitação até 5 de fevereiro de 2012, Ilca sugere uma invasão temporária dos jardins, como se seres embrionários e seres fossilizados estivessem ocupando este espaço e interagindo com a flora e a fauna local. "A artista pretende, ao inaugurar uma nova fase na sua carreira, aproximar-se da prática do Squatt em arte. As esculturas cerâmicas deixariam o espaço tradicional dos museus para serem expostas em jardins, como se fossem os seus, por assim dizer, "novos moradores"", explica o curador da exposição, Adson Bozzi Lima.
O público é levado a descobrir as esculturas, que estarão espalhadas pelo jardim, ora mimetizadas com o ambiente, ora organizadas em grupos, trilhas ou nichos. Ao encontrar uma obra, o visitante é instigado a procurar pelas demais.
Sobre a artista
Ilca Barcelos mora em Florianópolis há mais de 30 anos e sua obra faz uma aproximação entre arte e biologia - disciplina à qual se dedicou até 2005, quando se aposentou. Entre suas exposições individuais e coletivas estão mostras no Brasil e no exterior, em países como Itália, Canadá, Portugal, Espanha, Argentina e República Dominicana. Em 2008, seu trabalho foi premiado no Salão dos Jovens Artistas - Prêmio Aquisição do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Três anos depois, realizou três exposições, sendo duas coletivas em Blumenau e Aveiro (Portugal) e outra individual, intitulada "Temporalidades Táteis", na Galeria Municipal de Arte em Itajaí. Compartilhe essa notícia: Link Permanente

Fernanda Peres
Fundação Catarinense de Cultura
E-mail: fernanda@fcc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3953-2354

Sem comentários:

Enviar um comentário